RESPEITO AO CONSUMIDOR!

Não queremos DESCULPAS!
Não aceitamos o SUBORNO de troca de mercadoria!
QUEREMOS RESPEITO, para não continuarmos a comer comida podre, com bichos, com cocô!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

RESPEITO SE CONQUISTA COM QUALIDADE, NÃO COM PROPAGANDA







Olha aí: a Friboi, que vem gastando os tubos para firmar sua marca no mercado, escorrega no item respeito ao consumidor.

E as desculpas são sempre as mesmas: cumprimos todas as exigências etc. etc. etc.

E mais: querem sempre trocar o produto por um presente, um mimo, como forma de enganar o consumidor.

Não queremos desculpa. Queremos RESPEITO.

E RESPEITO significa:

1. assumir o erro;

2. melhorar os processos de produção;

3. fiscalizar, fiscalizar e fiscalizar: fornecedores, linha de produção, distribuidores - porque TODOS, absolutamente TODOS, são de responsabilidade da indústria, sem transferência de culpas;

4. pedir desculpas ao consumidor e não tentar chantageá-lo com mimos e presentes.

Indústria de alimentos não pode cometer erros. Então, não há desculpa. Se o consumidor denunciar sempre e não aceitar o suborno, eles vão ter que melhorar seus processos de produção, para que não tenhamos comida com cocô em nossos pratos.

Leiam a reportagem seguinte, e tirem suas conclusões:

  
17/6/2013 às 10h52 (Atualizado em 17/6/2013 às 11h02)


CONSUMIDOR COMPRA CARNE DE BOI COM VERMES NO ENTORNO DO DF



Produto estava embalado a vácuo, armazenado em freezer e dentro do prazo de validade

O consumidor Ricardo Fernandes Castro Costa comprou no dia 16 de abril uma carne da Friboi em um supermercado de Valparaíso de Goiás, região do Entorno do DF, cidade onde mora com a família. Ele disse que quando foi preparar o alimento para o almoço, dois dias depois, encontrou vários vermes "como recheio".  

Costa explicou que é bastante criterioso nas compras e sempre olha a cor, o estado e a validade das carnes antes de comprá-las, mas garante que dessa vez foi "enganado".  

— Na embalagem constava a informação de que a validade do produto era até o dia 25 de maio. A carne estava bem embalada a vácuo, no freezer, com uma cor ótima e sem cheiro, mas quando a preparei, no dia 18 de abril, veio a surpresa desagradável: vários vermes dentro dela.  

A filha e a mulher do consumidor também viram os parasitas e passaram mal.   

— Fiquei constrangido na frente da minha filha, que teve ânsia. Minha mulher chegou a vomitar e eu fiquei com muito nojo. Fui enganado por aquela propaganda de que as carnes dessa marca passam por um rigoroso controle de qualidade. Eles não vendem carnes próprias para consumo.  

O consumidor explicou que comprou por duas vezes as carnes da Friboi, mas que em ambas as situações passou por momentos desagradáveis. Na primeira vez, ele teria levado uma carne podre para casa.  
Depois de identificar os vermes no produto, Costa entrou em contato com a Friboi por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), mas sem sucesso. Insatisfeito, ele decidiu usar o perfil da empresa no Facebook para fazer a denúncia, enviando uma mensagem privada com a foto dos parasitas.  
No dia seguinte, recebeu a resposta informando que a carne poderia ser trocada por um kit.  
— Eles entraram em contato e disseram que me dariam bolsa térmica com um kit de feijoada. Não aceitei, porque na minha casa não entra mais nada da Friboi. Eu já fiz a denúncia no Ministério da Agricultura, na Anvisa e na Vigilância Sanitária.   

Costa disse que também ficou surpreso com a quantidade de reclamações de outros consumidores feitas contra a marca em sites especializados na internet. Ele relatou que ao denunciar no Reclame Aqui!, notou que outras pessoas também encontraram "coisas estranhas" nas carnes fornecidas pela empresa.  

— Já encontraram cabelos humanos, moscas varejeiras, tumores e até pus nas carnes embaladas a vácuo. Tais fatos jamais poderiam acontecer, porque é a saúde do consumidor que está em jogo. Se eu não tivesse visto, teria comido aqueles vermes e poderia ter causado danos sérios à minha saúde e à da minha família.  

A empresa chegou a fazer outros contatos por telefone com o consumidor e admitiu em uma das conversas que o o parasita na verdade tratava-se de "cisticercose", um verme que geralmente é provocado durante a vacinação do gado e que pode ser letal à saúde humana.  
Em outra conversa, a atendente da empresa disse ao consumidor que precisaria recolher a carne da casa dele para analisar o que de fato havia acontecido, mas teve a proposta negada.  

— Como vou provar se eles pegarem a carne? Eles vão dizer que está tudo em ordem e dar um sumiço nela. O produto está na minha casa, congelado, e se o Ministério da Agricultura, Anvisa ou Vigilância Sanitária quiser, poderá pegar, mas a Friboi não.  

Em nota, a JBS Friboi disse que recebeu a manifestação do consumidor no dia 23 de abril e que com as informações repassadas o caso foi enviado aos setores responsáveis para analisar e investigar a procedência dos fatos.  

A empresa também garantiu que especialistas internos analisaram o suposto corpo estranho por foto e não evidenciaram contaminação do produto durante o processo produtivo, uma vez que apenas pelas imagens não é possível fazer as análises laboratoriais necessárias para identificação do que realmente se trata, mas que chegou a oferecer a devolução do valor pago pelo produto para não deixar o consumidor com prejuízo, mas sem sucesso também.  

A nota é concluída com a JBS Friboi afirmando que fez tudo o que estava ao alcance, inclusive cumprindo todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor para tentar resolver o problema e não deixá-lo sem informações ou prejuízo financeiro.  


2 comentários:

  1. Olá, fiquei super feliz em ver seu blog e saber que não sou o único indignado com a falta de responsabilidade das grandes empresas, que no meu ver só visam o lucro. Enfim, comprei uma caixa de Bis semana passada e ao abrir os chocolates, notei dezenas de bolinhas brancas, parecidas com ovos de insetos.Abri uns 5 e todos com as mesmas marcas. Postei foto em meu Facebook e nas paginas da lacta e do bis. Após contato com a empresa ela me informou que irá substituir e me devolver o $ e pegar o produto ara analise. Retruquei alegando que outras pessoas também entregaram seus chocolates para analise e nunca mais obtiveram respostas satisfatórias. Disse então que eu ia levar o produto na vigilância sanitária e a moça ficou toda nervosa, dizendo novamente que o procedimento é a analise dos PRÓPRIOS TÉCNICOS DA LACTA. Gostaria de mandar as fotos para vocês publicarem no blog. Att. Matheus

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